quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Eddie Van Halen

Edward Lodewijk Van Halen, mais conhecido como Eddie Van Halen (Nimegue26 de janeiro de 1955), é um guitarrista e produtor musical holandês radicado nos Estados Unidos, co-fundador da banda Van Halen.

Juntamente com seu irmão Alex Van Halen, Eddie fundou a banda Van Halen, famosa internacionalmente no campo do hard rock. Hoje em dia, conta com seu filho, Wolfgang Van Halen, como baixista do Van Halen.

Eddie Van Halen é considerado um dos melhores guitarristas que o mundo já se conheceu, sua rapidez e criativade chamaram atenção do mundo logo no seu primeiro disco Van Halen, com a faixa "Eruption". Dizem que Eddie aumentava a potência de seus amplificadores a cada show, usando o máximo de força que seus amplificadores podem aguentar; hoje isso não é mais frequente. Criador e popularizador de muitas técnicas, este guitarrista tem influenciado milhares e milhares de guitarristas há mais de duas décadas, popularizando assim, a técnica do tapping.
Eddie Van Halen costuma fazer pontas em filmes e seriados. Talvez a mais memorável aparição dele tenha sido no primeiro filme de RoboCop, onde viveu Keva Rosenberg, um cidadão comum que dá sua opinião sobre a greve dos policiais a um reporter.

Eddie é guitarrista e tecladista da banda que possui seu sobrenome (Van Halen); Foi convidado pelo cantor Michael Jackson a gravar o solo da música "Beat It", do álbumThriller, juntamente com o guitarrista Steve Lukather (Toto) que também participou da mesma música. Eddie é amplamente considerado um dos melhores guitarristas vivos, recebendo diversas honrarias e menções pelas mais variadas revistas especializadas no assunto. Ocupa a 8ª colocação na lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos pela revista Rolling Stone  e a 7º posição na lista da Gibson dos 50 melhores guitarristas de todos os tempos.
Guitarras Frankestrat construídas por ele mesmo; Corpo em Alder ou basswood (dependendo de cada modelo), Braço em Maple, Captador Gibson PAF retirado de uma Gibson ES-335 e rebobinado a mão por ele mesmo,Ponte Floyd Rose, Amplificadores Marshall Superlead Plexi modificados por Jose Arredondo, Pedais MXR Chorus, Flanger, Delay, Dynacomp e Phase 90.E nunca deixava a sua harmónica em casa.
Depois de um tempo criou, em parceria com a Music Man, as guitarras Music Man Axis EVH signature, passando depois para as guitarras EVH wolfgang, com captadores DiMarzio Custom Made.
Amplificadores: primeiro Peavey modelo 5150, depois 5150 II.
Recentemente, a Fender criou uma réplica exata da frankestein, chamada por Eddie de "My Baby", além de ainda existirem os modelos Charvel EVH. Eddie usa as EVH Wolfgang criadas por sua própria fábrica agora em 2009 e amplificador EVH 5150 III.
Eddie em New Haven, 1977
A Dunlop criou os seguintes efeitos signature de Eddie:
  • MXR Phase 90 EVH
  • MXR Flanger EVH
  • MXR Crybaby EVH
Eddie Van Halen utiliza escalas diatônicas e diversos modos como jônio, dórico, eólio, mixólidio e etc. Também utiliza vários arpejos. Sua técnica utiliza bends, ligados, two hands, floyd e harmônicos naturais.
Hoje em dia, a banda Van Halen conta com David Lee Roth nos vocais e o filho de Eddie,Wolfgang Van Halen no baixo. Isso é bom para Eddie pois há um tempo ele passou por processos de reabilitação por alcoolismo e drogas, problemas que estavam se refletindo em atitudes extravagantes no palco, coisas que não aconteciam nas turnês anteriores. Dois exemplos de sua mudança de comportamento foram quando no fim de um show em Tampa EUA em 2008 ele "arremessou" um cabeçote de seu amplificador sobre o público e outra quando ele começou a xingar em seu microfone um fã que não estava gostando do show, fazendo inclusive gestos para tal fã. Isso pode ser visto no YouTube digitando-se: Eddie Van Halen throws speaker at sound man 11-3-07 part2.
Seu primeiro instrumento foi construído por ele mesmo. A Frankenstrat era uma guitarra com corpo Fender Stratocaster 60 e braço mapple. Sua primeira pintura foi inteira branca com listras pretas, em 1972. Em 1974 Eddie percebeu que havia muitas guitarras com pinturas parecidas, então pensou: "vou melhorar essa pintura, farei diferente." Teve, então, a idéia de pintá-la inteira de vermelho e aplicar listras brancas e pretas. O corpo da guitarra custou-lhe uns 80 dólares na época e era usado, e o braço uns 50 dólares. Com os captadores ele nao teve dúvidas , usou o captador de uma Gibson Flying V. Surge a a Frankstrat. Recentemente, aFender Musical Instruments Corporation juntou-se a Eddie para fazer uma réplica de sua guitarra, incluindo os detalhes de uso. Eddie aceitou e dedicou 2 anos a este trabalho. O resultado foi uma réplica perfeita em cada detalhe, incluindo lascas nos cantos, riscos, queimaduras de cigarros e até mesmo o captador "neck pickup", que não funciona. Existem somente 300 delas no mundo e cada uma custa em torno de 50 mil reais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário